Pela primeira vez, podemos ver as unhas artificiais em forma de pontas para dedos em ouro e prata, que foram inventados na Idade Média, na China. Ao longo de muitos anos, as pessoas estavam satisfeitas com esta forma de alongamento de unhas.
Com tempo, com o aparecimento dos vernizes coloridos apareceram e novos desejos. Metade feminina da população começou a se destacar em criatividade e, às vezes chega a ideias absurdas. Por exemplo, alguns compravam unhas naturais recortadas e colaram com cola às suas unhas. Também eram usados os materiais menos resistentes para alongar as unhas (o papiro, linho, e até mesmo as fitas dos filmes).
Trata-se de linho e papiro são o protótipo de acrílico e gel. É através destes meios foi realizada a construção até o 80-s. Esta técnica foi patenteada em meados dos anos 30. Esse tipo de construção (build-up) era bastante curta, tal como o linho e o papel tinha resistência muito baixa e logo vão dissolver sob a influência da água. Ainda naqueles dias, havia unhas de plástico, mas à custa de sua forma muito artificial, eram menos populares entre eles . Tinham a aparência estranha e causavam uma série de transtornos.
Mais tarde, nos 60 anos deu-se golpe nos EUA, tornando-se o início de uma nova era no processo de unha que é usado hoje. Tornou-se aplicar o pó acrílico, que foi então utilizado em restaurações dentárias. Esta tecnologia tornou-se comum, e quase todas as mulheres os EUA andavam com unhas de acrílico. Naquela época, as unhas deste material eram bastante perigosas, pois um dos seus ingredientes era metacrilato de metila, o que causava doenças e tinha um cheiro bastante forte e mau.
A este respeito, as pessoas continuaram a busca por novas tecnologias e tentar melhorar o dito acrílico. Finalmente, nos anos 90, estas buscas tiveram êxito - foi encontrado o gel. Material que solidificava sob luz ultravioleta. Ao mesmo tempo foi melhorado e acrílico, livraram-no das impurezas nocivas e cheiro acre, bem como recebeu uma variedade de cores.
E assim, hoje o gel e acrílico é bastante difundido no nosso tempo. Toda segunda mulher tem as unhas de gel ou acrílico . Além disso, essas tecnologias são utilizadas na endurecimento de suas próprias unhas.